sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dinâmicas






 O PRESENTE

Material: Uma caixa ou pacote de presente.
Preparo: Os alunos deverão estar sentados em círculo.
Desenvolvimento: O professor, sentado em círculo com alunos, inicia a brincadeira dizendo:
_ Fulano, receba este presente que o_____________ (nome da pessoa que está à sua direita) lhe enviou.
O aluno nomeado deve proceder da mesma forma, repetindo o nome dos que já participaram da brincadeira e acrescentando o nome do novo participante, recebedor do presente. Por exemplo:
_ Marcos, receba o presente que Ana lhe enviou.
Marcos continuará:
André, receba o presente que Ana e Marcos lhe enviaram.
André dirá:
_ Luís, receba o presente que André, Ana e Marcos lhe enviaram.
Desta forma a brincadeira continua. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de uma fruta, como por exemplo, abacaxi, pêra, maçã. Quanto mais rápida for a brincadeira, mais engraçada fica.


Material: 1 Presente (pode ser bombons com mensagens, ou outra lembrancinha, mas que tenha uma para cada pessoa. Deve estar em uma caixa bonita de presente, que desperte a curiosidade de todos.)
Desenvolvimento: Pensar em pessoas que sejam organizadas, felizes, meigas, extrovertidas, corajosa, inteligente, simpáticas, dinâmicas, solidárias, alegres, elegantes, bonitas, transmite paz. (Se quiser pode acrescentar mais algum, de acordo com o grupo)
Comece fazendo o sorteio entre todos os participantes, sorteando uma pessoa.




  


Parabéns!! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas o presente não será seu. Observe os amigos e aquele que considera mais organizado será o ganhador dele.
A organização é algo de grande valor e você é possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.
Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de todos nós mesmos, mas o presente ainda não será seu. Entregue-o para uma pessoa que na sua opinião é muito meiga.
A meiguice é algo muito raro, e você a possui, parabéns. mas o presente ainda não será seu. E você com jeito amigo não vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais extrovertida.
Por ter este jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele é seu, passe-o para quem você considera muito corajoso.
Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhida para recebe-lo, entregue-o para quem você acha mais inteligente.
A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade muitas vezes os impede que desenvolvam sua inteligência. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
Para comemorar a escolha distribua largos sorrisos aos amigos, o mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia, não fique triste, o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais dinâmica.
Dinamismo é a fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você, parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais solidário.
Solidariedade é a coisa rara no mundo em que vivemos, de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais alegre.
Alegria!!! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha mais elegante.
Parabéns a elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu, passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito.
Que bom!!! Você foi escolhido o amigo mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito. Mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite paz.
O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão riqueza, parabéns!!! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. O presente é seu!!! Pode abri-lo. (espere a pessoa começar a abrir o presente e antes de completar, pede para esperar um pouco e continua lendo).
Com muita paz, abra o presente e passe-o a todos os seus amigos e deseje-lhes em nome de todos nós, muita paz.




Essa é sobre o perdão de Deus


Faça um coração de TNT e tenha disponível uma bacia ou tigela com água.
Pergunte às crianças quais tipos de pecados elas conhecem e comece a escrever esses pecados com caneta-hidrocor no coração. Se elas ficarem tímidas no começo, vc pode ir dando alguns exemplos sempre fazendo com que elas entendam do que vc está falando.
Quando o coração estiver todo sujo de pecados, pergunte se Deus gosta de um coração como aquele e se existe solução para aquilo.
Será que esses pecados podem sair desse coração?
Chame as crianças para se aproximarem da bacia e explique que o amor de Deus cobre uma multidão de pecados(Rf. I Pe. 4).
Quando você mergulhar o coração na água, todas as palavras vão saindo até que o coração volte a ficar limpinho como no início.
Finalize ensinando como Jesus pode perdoar os pecados delas e faça uma oração pedindo para que Ele faça isso.

Pegue uma tigela com água.
Mergulhe a pedra e pergunte se acham que entrou água nela.
(A resposta é não)
Compare-a com aquele que ouve a Palavra mas não guarda nada no coração.

Mergulhe o giz e faça a mesma pergunta.
(a resposta é sim)
Compare-o com a pessoa que ouve a Palavra mas guarda só para sí.

Mergulhe a esponja e repita a pergunta.
(a resposta é sim,mas mostre-se admirado(a) e diga:
Que interessante, vejam só ela aborveu a água, mas molha outros tb...(vai passando nos braços das pessoas...
a esponja é como aquelas pessoas que ouvem a Palavra de Deus e compartilham, contam para todos as coisas boas que aprenderam.
Nós devemos ser como a esponja.

2 comentários:

  1. Meu nome é Marta e sou catequista aqui em Suzano/SP, entrarei no tema PECADO em Abril e adorei todas estas sugestões, usarei todas com certeza. O B R I G A D A !!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida, que bom, que as sugestões
    aqui postada, te ajudarão...Deus te abençõe
    ricamente...

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo...

Sonda-me, Senhor, porque Tu me conheces,
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar,
Tu conheces o meu coração e sabes de tudo.
Que a cada dia eu possa ser transformada conforme a Tua palavra.
Que eu possa ser obediente e usada por Ti.
Que Tu cresças e eu diminua, porque o que importa é que Tu brilhes em mim.
Obrigada Pai, por encher-me de amor, de paz, de alegria, de vida, por me dar a salvação, e por me usar em tua obra.
Que ao amanhecer ao anoitecer possa eu sempre ser grata e obediente a Ti.