quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Criança e a TV


Televisão


A Federação de Pais de Colégios Particulares e Públicos do Chile, elaborou um excelente documento sobre como a família pode tirar melhor proveito do uso da televisão. São 27 conselhos que seguidos pelas famílias resultarão em grandes benefícios. Devido a limitação de espaço, resumimos aqui os referidos conselhos.

1- Os filhos devem ser ensinados pelos pais tanto a ver programas televisivos gratificantes e enriquecedores, como a não ver aqueles que os possam degradar na sua dignidade humana.

2- Temos de ensinar aos filhos que não se deve ''ver televisão'', mas sim ver programas de televisão.

3- Para criar um critério de seleção, devemos evitar estar presos à televisão quando não estamos vendo um determinado programa.

4- Uma boa maneira de pôr em prática as idéias anteriores é não ter à mão o controle remoto, dado que isto é contrario ao critério de seleção que devemos criar nos nossos filhos.

5- Os nossos filhos não devem ter um aparelho de televisão no seu quarto. Este costume incentiva o isolamento.

6- É conveniente ter um horário pré-estabelecido para ver programas de televisão.

7- Não use a televisão como uma '' babá eletrônica'', dado que ela não cuida verdadeiramente dos nossos filhos.

8- A capacidade de imitação que as crianças têm deve ser orientada para o conhecimento de personalidades reais e exemplares (por exemplo: esportistas, heróis da nossa história, etc.), e não para ''heróis imaginários'' e inexistentes.

9- Culpar à televisão é uma saída fácil. Os pais não devem abdicar da luta para que em casa se veja boa televisão, tendo sempre presente que nos pertence a nós o dever e a responsabilidade de formar os nossos filhos.
10- Se for possível, é muito conveniente que os pais vejam televisão com os filhos.

11- Devemos preferir que os nossos filhos vejam programas que têm a ver com o revelar de valores familiares.

12- Não é conveniente que a criança veja um programa que a iluda, tanto com a cumplicidade dos pais como às escondidas deles.

13- Qualquer programa que inclua erotismo, sexualidade, violência, maldade, promiscuidade, delinqüência, racismo, etc., não é apto para crianças e para a própria família.

14- Há que ter presente que os filhos devem aprender os valores morais antes de mais nada no domínio da família e no convívio com os outros, e não com os personagens e ações da televisão.

15-Os pais de família devem fazer esforços para procurar alternativas à televisão: desporto, visitas a museus e parques naturais, etc.

16 - A "cultura da imagem'' deve chegar às crianças por outros meios que não seja exclusivamente a televisão, quer dizer por fotografias, exposições, mapas, leitura, etc.

17 - Nós, pais, devemos fazer o necessário para que os programas sejam analisados e discutidos em reuniões de família, por exemplo às refeições.

18-As famílias podem criar uma coleção de vídeos com filmes e documentários de interesse para as crianças.

19-Os anúncios comerciais podem ser tão perigosos como os maus programas de televisão. Os pais devem estar muito atentos para que a televisão não torne os seus filhos pessoas superficiais ou consumidores de tudo o que se anuncia.

20- Ver ou não ver televisão não deve constituir para as crianças uma questão de prêmio ou castigo.

21 - Os pais de família devem iniciar os seus filhos, segundo a sua idade e desenvolvimento, numa prudente e positiva educação sexual, na qual se evite que uma imagem distorcida da mulher e do sexo lhes seja transmitida, pouco a pouco, por meio da televisão.

22 - Nós, pais de família, devemos lutar para que qualquer programa de televisão infantil, realizado sem ética, sem respeito pelos valores e pelos direitos das crianças, seja qualificado como um delito pela legislação nacional.

23 - Não devemos deixar que os nossos filhos vejam televisão-lixo.

24 - Nós, pais de família, devemos organizar-nos para exigir uma boa televisão, em horários infantis.

25-Perante uma programação infantil com baixa, discutível e reprovada qualidade, os pais têm o legítimo direito de pôr em marcha uma crítica construtiva.

26-Os pais de família e educadores devem fazer compreender aos seus filhos que a televisão não é imprescindível nem é o único meio para ocuparem o seu tempo livre.

27-O exemplo é uma terapia eficaz. Se os pais vêem muita televisão, e televisão de má qualidade, com que critério vão evitar que os seus filhos vejam os programas que são negativos para eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo...

Sonda-me, Senhor, porque Tu me conheces,
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar,
Tu conheces o meu coração e sabes de tudo.
Que a cada dia eu possa ser transformada conforme a Tua palavra.
Que eu possa ser obediente e usada por Ti.
Que Tu cresças e eu diminua, porque o que importa é que Tu brilhes em mim.
Obrigada Pai, por encher-me de amor, de paz, de alegria, de vida, por me dar a salvação, e por me usar em tua obra.
Que ao amanhecer ao anoitecer possa eu sempre ser grata e obediente a Ti.