segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Hoje é teu dia Professor

Hoje é teu dia Professor


Hoje é teu dia, professor!
Um dia especial no calendário.
Um dia como outro qualquer
Para aqueles que insistem em não enxergar o teu imenso valor.
Hoje, é o teu dia professor.
Apenas um dia.
Como se nesse dia, fosse preciso apenas dizer:
Hoje é o teu dia, parabéns.
Não. Isso não basta.
Se buscas educar todos os dias
Por que não te reconhecem todos os dias?
Se colaborares através dos teus ensinamentos
Para que os homens modifiquem e transformem o mundo
Por que não te valorizam todos os dias?
Se buscas despertar a consciência para a construção
E o exercício da cidadania
Por que não te respeitam todos os dias?
Se não te reconhecem,
Se não te valorizam,
Se não te respeitam,
É porque nessa terra bem-amada
O direito à educação ainda não é respeitado.
Ainda não se tornou prioridade.
Mas, hoje, é o teu dia, professor.
Estás cansado?
Triste, desanimado?
Não te entregues. Insiste. Luta.
Ergue a tua cabeça. Resgata a tua auto-estima
E segue em busca do teu objetivo:
Ensinar e educar, sempre.
Não te aproximes do valor injusto e deplorável que te pagam.
Hoje, é o teu dia, professor.
Não tens o que comemorar?
Esquecestes as conquistas da caminhada?
Tens a tua persistência?
Tens a tua experiência?
Tens a tua história para contar!
Não fiques aí parado repetindo:
Não tenho giz, nem salário, por isso nada posso fazer.
Não te entregues.
Tu queres mais, professor.
Reclama, grita.
Mas não desista do teu sonho.
Luta. Insiste. Conquista passo a passo a educação que queres ter,
A educação que queres ensinar.
Não podes mudar o mundo,
Mas sem a tua força, o mundo terá menos chance de ser melhor.
Vamos, professor, não pare.
O educador não cansa de se reeducar
E facilitar o aprender do outro.
Hoje, é o teu dia, professor.
Dia de refletir, de agradecer por teres chegado aqui.
Dia de renovar o compromisso de auxiliar
Ao aluno, a saciar
A fome do saber e fazer o novo.
Não, não confundas com sonho irreal.
Se queres um mundo diferente,
Reinventa sempre a tua sala de aula, tua escola, teu mundo.
Questiona. Grita. Soma a tua força.
Luta, para que um dia, professor,
Todos os outros dias, também sejam teus.
Hoje, é o teu dia, professor!

Liduina Felipe de Mendonça Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo...

Sonda-me, Senhor, porque Tu me conheces,
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar,
Tu conheces o meu coração e sabes de tudo.
Que a cada dia eu possa ser transformada conforme a Tua palavra.
Que eu possa ser obediente e usada por Ti.
Que Tu cresças e eu diminua, porque o que importa é que Tu brilhes em mim.
Obrigada Pai, por encher-me de amor, de paz, de alegria, de vida, por me dar a salvação, e por me usar em tua obra.
Que ao amanhecer ao anoitecer possa eu sempre ser grata e obediente a Ti.